O que é extensão?

 

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade (FORPROEX, 2012, p. 42).  Este é o conceito de extensão adotado pela UFRJ e que deve nortear todas as ações extensionistas em nossa universidade.

 

A Extensão é curricular?

Desde 2013, com a publicação da Resolução CEG nº02/2013, teve início um processo de regulamentação do registro e da inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ. A Resolução CEG nº04/2014 altera e complementa a Resolução de 2013 ao aprovar que o percentual mínimo de 10% da carga horária total de cada curso deve ser contabilizado para atividades de extensão, além de criar a possibilidade de registro de RCS/disciplinas de natureza mista teóricas/extensão. A aprovação de tais resoluções, em consonância com Plano Nacional de Educação – PNE, deu início a uma demanda de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação. A maioria dos cursos da Escola de Belas Artes está em processo de reformulação objetivando adequar-se às exigências referentes à extensão. Entretanto, discentes que ingressaram na Universidade a partir do primeiro semestre de 2017 já precisam computar em sua carga horária ações de extensão. Assim, a orientação da Direção Adjunta de Extensão (DAE) da EBA é que nossos alunos busquem ações de extensão na UFRJ para atuarem como extensionistas! Todas as ações devidamente cadastradas na PR-5 estão disponíveis para consulta no SIGA.

Cursos que concluíram a reformulação de seus Projetos Pedagógicos, com aprovação nas devidas instâncias, já permitem aos seus discentes realizar pedidos de inscrição em ações de extensão através do SIGA (ver Tutorial). Aos discentes de cursos ainda em reformulação, a orientação é registrar manualmente, através de formulário específico (ver Registro RCS) os pedidos de inscrição em ações de extensão para facilitar a creditação desta carga horária no futuro. Enfatizamos que alunos de cursos que ainda não concluíram a reforma curricular devem participar de ações, registrando esta atuação em formulário específico e guardando os certificados emitidos pela PR-5 para creditação posterior.

 

Extensão para quem? Quem faz extensão?

As Ações de Extensão Universitária devem ter como público-alvo prioritário de majoritário membros da comunidade externa à UFRJ, caracterizando o foco da ação na atenção às demandas dos demais setores da sociedade. Os estudantes dos cursos da UFRJ, para fim de creditação, devem atuar como membros da equipe executora de uma ação de extensão, formulando, em conjunto com professores, técnicos administrativos e demais setores da sociedade, projetos, cursos e eventos que atendam às demandas da sociedade e, ao mesmo tempo, coloquem em questão os saberes gerados na universidade.

A proposta da Extensão Universitária é permitir ao estudante uma formação mais cidadã e possibilitar a interação com novas realidades que certamente complementam as experiências vividas no mundo acadêmico.

É imprescindível o cadastro dos estudantes no SIGProj para que possam atuar como extensionistas (http://sigproj1.mec.gov.br). Ao iniciar o cadastro, é obrigatório inserir a UFRJ em seus dados institucionais, assim como o CLA como Unidade Geral e Escola de Belas Artes como Unidade de Origem. 

Outras informações referentes à extensão estão disponíveis na Página da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5):

 

 https://extensão.ufrj.br

16º Fórum de Extensão

 
Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A Pró-Reitoria de Extensão convida todos os extensionistas, seus parceiros e comunidade interessada para debater as experiências de interdisciplinaridade e interprofissionalidade na Extensão Universitária, suas metodologias e conceitos. Desta vez, seremos recebidos no CCS, com a participação da coordenadora do projeto de extensão Alunos Contadores de Histórias, Verônica Pinheiro Viana.
 
Data: 16/05/2018

Horário: 14h

Local: Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão - CCS)