REGISTRO ÚNICO DE AÇÕES DE EXTENSÃO (RUA) - EDIÇÃO 2019

 

 

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), por intermédio da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PR-5), convoca a Comunidade Universitária da UFRJ a apresentar solicitações de registro de NOVAS ações de extensão, ou edições novas de cursos e eventos, de acordo com as normas definidas neste edital.

 

Prazos de submissão:


I – Até 04 de novembro de 2018 para ações com início proposto a partir do primeiro dia do 1º período acadêmico da graduação em 2019;


II – Até 06 de maio de 2019 para ações com início proposto a partir do primeiro dia do 2º período acadêmico da graduação em 2019;

 

Clique aqui para acessar o Edital.

Projeto de Extensão do Museu Nacional para discentes de CVD

Projeto “O Museu Nacional na internet: democratização e globalização do acesso a um dos mais diversificados acervos museológicos mundiais”

 

Vagas curriculares para graduação: 2 vagas

Carga horária semanal: 10h | Carga horária total: 480h

Local de realização: Museu Nacional (Quinta da Boa Vista), São Cristóvão

 

Contato:

Antonio Ricardo Pereira de Andrade O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Valéria Maria Fonseca de Lima O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Apresentação:

Envolve a continuada inovação, aperfeiçoamento e ampliação do Sítio (website) do Museu Nacional/UFRJ, compreendendo-o, não apenas como espaço de exposição de um dos mais ricos acervos culturais e científicos mundiais, que neste ano comemora 200 anos de atividade, e enquanto monumento histórico, sede do poder monárquico no Brasil do século XIX, mas também como centro de produção e difusão científica diversificada, decorrente dos programas de pesquisa e pós-graduação vinculados à instituição. Tal proposta inscreve-se, prioritariamente, no Programa Articulado “EXPRESSÕES E LINGUAGENS: SABERES EM MOVIMENTO” buscando, através do uso das novas tecnologias de comunicação, possibilitar a criação de espaços de socialização democrática de arte, ciência e cultura. Estamos, especialmente, viabilizando, de modo crescente, o acesso virtual do público em geral ao acervo das diferentes áreas de conhecimento abrangidas pela instituição em que as peças em exposição são representadas através de imagens ampliadas com as respectivas descrições científicas. Tais atividades serão substancialmente ampliadas coma as atuais parcerias com o Instituto Google e a Wikipédia Educação Brasil. Indo além desta proposta geral, estamos continuamente aperfeiçoando um sistema de audioguia (acessível gratuitamente a qualquer visitante possuidor de um smartphone), que disponibilizamos ao público, contemplando as informações gerais sobre as diversas salas de exposição. Por outro lado, continuamos promovendo a ampliação e aperfeiçoamento de uma plataforma de jogos de caráter lúdico e paradidático que busca despertar o interesse sobre o Museu. Estamos ainda divulgando e atualizando os conteúdos dos programas de pesquisa e pós-graduação de diversos departamentos acadêmicos do Museu.

 

Objetivos:
Desenvolvimento continuado de um amplo portal na internet visando difundir a história, o acervo, bem como atividades de ensino, pesquisa e extensão do Museu Nacional, dirigido aos seus diversos públicos, especialmente aos alunos do ensino básico e educação continuada, numa perspectiva de inclusão, oferecendo mais um espaço de apropriação do conhecimento científico e cultural.

 

Atividade prevista para estudantes:

Os bolsistas colaborarão no aperfeiçoamento da interface do nosso website: nas tarefas de elaboração, revisão textual e imagética; na análise crítica dos conteúdos; no aperfeiçoamento dos layouts; na produção e edição de registros fotográficos para a representação de peças das coleções do Museu; na confecção de jogos paradidáticos e na veiculação do Museu em outras plataformas da web.

 

Dia da semana e horário para estudantes: As dez horas semanais podem ser distribuídas, preferencialmente pelas manhãs, de segunda a sexta, a combinar.

 

Coordenação: Antonio Ricardo Pereira de Andrade