Cursos/Disciplinas


ARTES CÊNICAS

ACESSO: Vestibular SISU - ENEM

 

Os cursos de Artes Cênicas – Cenografia e Indumentária – da Escola de Belas Artes da UFRJ formam cenógrafos e figurinistas para atuarem na área da arte teatral e em diversas outras áreas artísticas, como: cinema, televisão, publicidade, moda e carnaval. Cada um dos estudantes formados poderá criar espetáculos de teatro, dança, performance, ópera, carnaval, moda, televisão, publicidade, cinema etc. Os cursos procuram equilibrar os campos teórico e prático na formação desses artistas, tanto no que concerne a cada disciplina quanto no que diz respeito à estrutura global do curso, partindo da ideia de que a integração entre teoria e prática está na base de todo o ensino das Artes Cênicas. Visamos aproximar nossos cursos de espaços de produção artística. Além da instância do ensino, há uma série de projetos de pesquisa e de extensão, em desenvolvimento, que objetivam a realização de trabalhos artísticos. Tais projetos se configuram como laboratórios de experimentação e de integração teórico-prática e oferecem aos estudantes inúmeras possibilidades de exploração dos vários modos e tendências da criação no âmbito das artes da cena.

 

- Ementário - versão curricular 1983/1 a 2013/2 - clique aqui

- Reforma Curricular em vigor a partir de 2014/1 - clique aqui

 

Habilitação em Cenografia

Currículo Atual

Currículo Anterior (1983/1-2013/2)

Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

 

Habilitação em Indumentária

 

Currículo Atual

Currículo Anterior (1983/1-2013/2)

Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

 

  

ARTES VISUAIS - ESCULTURA

ACESSO: Vestibular SISU - ENEM

 

O Curso de Graduação em Artes Visuais/Escultura – Bacharelado, tem por finalidade formar profissionais com competência artística, conceitual e técnica que atuem na produção bem como na difusão de bens culturais materiais portadores de valor artístico e cultural que constituirão a memória nacional bem como patrimônio da humanidade - como atesta a obra de nossos maiores representantes em nível internacional: Hélio Oiticica, Lygia Clark, Cildo Meireles, entre outros. É um curso superior de graduação de 8 (oito) períodos e objetiva prover formação em linguagens de configuração tridimensional em procedimentos que envolvem desde a argila até o espaço virtual cibernético. Ou seja, todas as atuais possibilidades de produção do espaço no âmbito artístico. Tem por objetivos criar uma estrutura didático-pedagógica adequada à formação de profissionais de nível superior para capacitá-los a produzir patrimônio artístico e cultural a partir dos mais altos valores éticos e estéticos, bem como de excelência técnica e realizar estudos e pesquisas teóricas referentes à produção das artes visuais em colaboração com áreas afins como História e Crítica da Arte, já que a criação requer um sólido conhecimento de novas linguagens artísticas.

 

Currículo Atual

 

Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

 

 

COMPOSIÇÃO DE INTERIOR

ACESSO: Vestibular THE - ENEM

 

O curso de Composição de Interior forma o designer de interiores, especialista que, através de processo que envolve a identificação, a pesquisa e a solução de problemas relacionados à qualidade dos ambientes pré-existentes, considera aspectos de natureza diversa referentes ao conforto ambiental e que abarcam as funções estética, simbólica e prática, estudando o uso e as tarefas neles realizadas por indivíduos ou grupos com características singulares. O designer está habilitado a intervir na organização de ambientes de modo socialmente responsável, compreendendo o homem e sua cultura como partes integrantes da biosfera. Sua busca pela otimização dos espaços mantém compromisso com o uso sustentável dos recursos naturais, com o consumo ético, com a saúde, a segurança e com a diversidade dos seres humanos, trabalhando a acessibilidade em todos os níveis. O projeto de interiores se materializa através da configuração de uma ideia dentro de uma metodologia própria, em que são estudadas as variáveis e restrições do território (referente à edificação em pauta) e das funções, assim como as particularidades do usuário, propondo-se um conceito integrador e balizador do ato projetual. Unindo arte e tecnologia sob uma ordem cultural específica, o profissional atua no desenvolvimento de projetos, na elaboração de estudos termo-acústicos, elétricos e luminotécnicos, na seleção e locação de equipamentos mobiliários e obras de arte, no detalhamento de móveis exclusivos, na especificação, orçamento e execução de obra. Sua formação o habilita ainda à pesquisa, cumprindo um papel na sociedade, preservando valores e produzindo conhecimento que contribui efetivamente para a qualidade de vida humana.

 

Saiba mais em: http://www.composicaodeinterior.eba.ufrj.br/

 

Currículo Atual

Currículo Anterior (1983/1-1998/1)

Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

 

 

 

COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA

ACESSO: Vestibular THE - ENEM

 

O Curso de Paisagismo tem o objetivo de habilitar o estudante a atuar nos espaços livres de edificação, analisando-os e diagnosticando seus problemas, de forma a projetar de forma consciente. É oferecido pela Escola de Belas Artes e forma bacharéis em Paisagismo (Paisagistas).

A formação desses profissionais inclui conhecimentos técnicos, artísticos e da natureza, privilegiando o homem e o meio ambiente, com base nas características físicas, socioeconômicas e culturais da área de intervenção.

O Curso tem quatro anos (oito períodos letivos) e está dividido em dois módulos: básico e profissional, com duração de dois anos cada. No primeiro módulo estão as disciplinas de cunho teórico geral, de desenvolvimento criativo e de reflexão crítica, enquanto as do segundo módulo são direcionadas à formação específica do paisagista.

 

Currículo Atual

Currículos anteriores: (1983/1-1998/1) / (1998/2 – 2010/1)

Disciplinas Obrigatórias

 

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)



COMUNICAÇÃO VISUAL DESIGN

ACESSO: Vestibular THE - ENEM

 

O Curso de Comunicação Visual/Design é uma atualização do antigo e tradicional curso de Desenho Industrial — habilitação Programação Visual da EBA/UFRJ. Como aquele, insere-se no campo do Design Gráfico, entretanto, oferecendo agora, uma formação mais abrangente que contempla as recentes alternativas tecnológicas para a formação do futuro profissional desta área.

 

Contando com um corpo docente da mais alta qualificação profissional e acadêmica, o curso empreende o ensino da comunicação visual com base no desenvolvimento de projetos de design gráfico sobre os mais distintos suportes, utilizando tecnologias inseridas nas principais áreas de atuação do mercado de trabalho da atualidade.

 

Além da sólida formação teórica que conduz a uma atitude projetual coerente frente às etapas e aos desafios presentes na criação de produtos visuais, o Bacharelado em Comunicação Visual Design apresenta na sua grade um trajeto igualmente consistente a ser seguido pelo estudante na sua formação. Os conteúdos ministrados lhe permitirão uma atuação crítica, e, sobretudo, ética, frente às sempre renovadas demandas e questões da atualidade, visando uma melhor resposta aos processos produtivos e à sustentabilidade.

 

O desenvolvimento dos projetos de comunicação visual está apoiado em infraestruturas que permitirão contato tanto com técnicas tradicionais quanto com as tecnologias atualmente em uso, de modo a garantir a convergência do embasamento teórico e da práxis essencial na formação do futuro designer gráfico, objetivando um saber fazer tecnológico estruturado a partir do pensamento conceitual e científico.

 

O futuro egresso, na qualidade de Bacharel do curso de Comunicação Visual/Design, da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estará apto para desenvolver planejamentos, concepções e projetos nos diversos domínios da gráfica impressa, virtual e vídeo. Nestes segmentos estão incluídos projetos sociais e culturais constituídos a partir dos conhecimentos acerca de identidade visual, design editorial, design de cartazes, design de interfaces, vídeo, sistemas de sinalização e embalagens.

 

Todos os projetos desenvolvidos durante o curso abordam sistemas de informações visuais, artísticas e tecnológicas, sempre observando o ajustamento histórico, considerando os aspectos culturais e de desenvolvimento social, bem como características dos seus usuários e de seus contextos sócio-econômicos e culturais, visando uma futura e sólida participação no mercado, seja como contratado ou como empreendedor.

 

Saiba mais em: http://comunicacaovisualdesign.wordpress.com/

 

Currículo Atual

 

Disciplinas Obrigatórias

 

Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)

 



CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO

ACESSO: Vestibular SISU - ENEM

 

Consonante com as mais modernas tendências no campo da conservação e restauração de bens patrimoniais móveis, o bacharelado em Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) propõe aos seus acadêmicos uma estrutura didático-pedagógica abrangente e que objetiva a formação de conservadores-restauradores críticos, reflexivos e autônomos.

 

Nesse contexto, são oferecidas disciplinas no escopo da conservação/restauração de bens patrimoniais, além de diversas outras áreas de suporte, tendo como destaque as artes básicas (pintura, desenho, plástica, etc.), as histórias da arte (mundial e brasileira) e as ciências da conservação (química/física aplicadas). Desta forma, o egresso do curso deverá ser capaz de conservar/restaurar o patrimônio artístico-cultural a partir dos melhores valores técnicos, éticos e estéticos.

 

Currículo Atual

 

Disciplinas Obrigatórias

  

Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

 

 

 

DESENHO INDUSTRIAL – PROJETO DE PRODUTO

ACESSO: Vestibular THE - ENEM

 

O curso de Desenho Industrial é da competência da Escola de Belas Artes (EBA) e tem como objetivo proporcionar ao graduando uma formação básica e sólida no campo do Design Industrial, capacitando-o a conceituar objetos, analisar e avaliar as relações usuário-objeto por meio do domínio de técnicas de projeto, formas de representação bi e tridimensional, construção de modelos físicos e maquetes eletrônicas assim como materiais e processos de fabricação. O programa do curso está estruturado com base na aplicação de metodologia científica, o que capacita o aluno a analisar e desenvolver produtos com ênfase em critérios funcionais, ergonômicos e estéticos. Essa atividade profissional está relacionada à criação, à análise e ao desenvolvimento de conceitos formais de produtos industriais e atua com base em métodos de design que otimizam sua função, valor e aparência, para benefício tanto do usuário quanto do fabricante, com respeito à preservação do o meio ambiente.

 

Saiba mais em: http://didesign.eba.ufrj.br/

 

Currículo Atual

Currículo anterior (1988/1-1998-2)

Disciplinas Obrigatórias

 

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

 

 

 

GRAVURA

ACESSO: Vestibular SISU - ENEM

 

O curso de Gravura leva o aluno a conhecer os diferentes procedimentos técnicos da gravura e da impressão, suas características como forma de expressão artística e seus instrumentos a partir do estudo das técnicas e da linguagem dos processos gráficos. O profissional dessa área pode atuar na produção de gravuras em relevo (xilogravura, linoleogravura, zincogravura etc.), gravuras em côncavo (água forte, água tinta etc.) e litografias (em pedra e em metal), entre outras, e trabalhar em consultoria artística, indústria gráfica, editoria de artes e ilustrações, crítica de arte, etc.

 

Currículo Atual

Currículo anterior (1983/1-1998-1)

Disciplinas Obrigatórias

 

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

 

 

 

HISTÓRIA DA ARTE

ACESSO: Vestibular SISU - ENEM

 

O curso de Graduação em História da Arte tem por objetivos consolidar estudos e pesquisas referentes às artes brasileiras, não só no que se refere às artes plásticas tradicionais – pintura, gravura, escultura – mas também a outros campos tais como a arte popular e as questões regionais e étnicas. Outro elemento diferenciador é a oferta de disciplinas nas chamadas “artes decorativas”, envolvendo as produções de tapeçaria, joalheria, cerâmica e outras produções artísticas relacionadas ou não com as manufaturas industriais. O curso também visa proporcionar aos graduandos a oportunidade de articular tais conhecimentos com aqueles relacionados a áreas que não são inerentes ao fazer artístico, mas que demandam mão-de-obra especializada com formação histórica e teórica em arte. A produção cultural da arte envolve a compreensão e o conhecimento das leis do mercado de arte, práticas curatoriais para exposições e gestão de negócios relativos à cultura, e também requer um sólido conhecimento de novas linguagens artísticas, tais como as mídias digitais entre outras. O profissional deverá ainda suprir demandas sociais específicas relativas a seus campos de conhecimento, incluindo a assessoria a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc. bem como em futuras incursões na carreira de magistério respaldada por formação compatível.

 

Currículo Atual

 

Disciplinas Obrigatórias

 

Disciplinas Optativas (Escolha Restrita)

 

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

 

 

 

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

ACESSO: Vestibular SISU - ENEM

 

A relevância da Educação Artística para o desenvolvimento e a transformação da realidade brasileira tem sido, a cada momento, melhor reconhecida, pois o papel do Educador Artístico é de fundamental importância para o ensino regular e para todas as outras formas de educação. Para melhor desempenhar este papel, o curso oferece habilitação em Artes Plásticas e Desenho. A formação dos alunos das duas habilitações se faz, além dos conteúdos e a prática pedagógicos, com disciplinas que constituem um núcleo comum às diversas áreas artísticas, tanto as de caráter cultural (teórico) como a História das Artes e Técnicas, a Estética e o Folclore, quanto as de cunho mais prático, como o Desenho Geométrico Básico, a Musicalização Básica, a Linguagem Teatral ou a Metodologia Visual. A partir deste núcleo comum, a formação de cada habilitação se concentra num elenco de disciplinas cujos conteúdos qualificam o aluno para o desenvolvimento da pesquisa e para a atuação em sua área específica.

 

Para a formação específica da habilitação Artes Plásticas, que visa o conhecimento das linguagens artísticas, técnicas e a utilização de materiais diversos, o curso oferece um elenco de disciplinas práticas ministradas em ateliês de Escultura, Gravura e Pintura.

 

Para a formação específica da habilitação Desenho, que visa o conhecimento da geometria (plana e projetiva) e sua aplicação às diferentes técnicas de representação gráfica, o curso oferece um elenco de disciplinas teórico-práticas (Geometria descritiva, Perspectiva, Desenho Técnico e Teoria do Desenho Geométrico).

                                                                                                                                                                   

Currículo Atual

 

Disciplinas Obrigatórias

 

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)

 

 

PINTURA

ACESSO: Vestibular SISU - ENEM

 

O curso de pintura oferece uma formação profissional de artista/pesquisador na linguagem e técnicas pictóricas, promovendo a autonomia e o contínuo desenvolvimento do potencial artístico, assim como sua aplicação em todas as áreas correlatas onde se requer o potencial criativo e técnico, relacionado à produção da imagem ou reflexão que envolva o pensamento visual.

 

Saiba mais em: http://www.eba.ufrj.br/pintura/

 

Currículo Atual

Currículos anteriores (1982/1 – 1998/1) / (1998-2 a 2004/2)

   Ementas