Biblioteca de Obras Raras

O início da formação de seu acervo deu-se com a vinda da Missão Artística Francesa em 1816, que viabilizaria o projeto do ensino artístico no Brasil. Importantes artistas que participavam da missão exerceram funções na Escola e contribuíram para a formação do acervo, entre esses destacam-se: Augusto Taunay, Jean Batiste Debret, Nicolau, Simon Pradier e Grandjean de Montigny.

O acervo da EBAOR contempla valiosas obras nas áreas de artes dispostos em in-fólios, livros, catálogos de exposições, periódicos, folhetos, dicionários e enciclopédias. São obras que se estendem cronologicamente dos séculos XVI a meados do século XX.

A EBAOR como suporte à produção de conhecimento, tem assumido uma política de preservação do acervo histórico-cultural e por meio desta documentação, auxiliar em pesquisas que tragam benefícios para o futuro, resgatando a história do ensino de artes no Brasil, servindo como fonte de informação, possibilitando a geração e criação de novas informações.

Está situada no 7º andar do Prédio da Reitoria, dentro do Museu D. João VI.

Agendamento de pesquisas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: 3938-1705

Acesse nosso catálogonossa página no facebook e nosso site oficial.