NANO

 

O núcleo laboratorial NANO foi instituído em setembro de 2010, e atua no âmbito da graduação e Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes – UFRJ. Tem por finalidade desenvolver pesquisas prático-teóricas na área de artes com foco específico em sua intersecção com a tecnologia e a ciência, dispondo de espaço laboratorial para pesquisa prático-teórica neste eixo temático. Desde sua instauração tem concentrado suas ações na produção de eventos e parcerias em âmbito nacional e internacional cujo interesse é focado no universo das idéias, práticas e poéticas de processos que caracterizam os diversos modos de criação e suas redes afins. A motivação desse grupo de pesquisa é consolidar um espaço transdisciplinar para a reflexão e fomento de novos modelos cognitivos com base na prática e trocas dialógicas com foco nas artes assistidas pelas tecnologias da comunicação/informação.

Coordenação: Guto Nóbrega

http://www.nano.eba.ufrj.br/  

 

CPT – Centro de Produção Teatral

 

O Centro de Produção Teatral (CPT) foi criado por Antonio Guedes em 2009. O objetivo deste projeto é encenar espetáculos abrigando, em sua equipe técnica de criação, estudantes dos Cursos de Artes Cênicas. Em sua trajetória foram encenados quatro espetáculos que foram apresentados em diversos festivais universitários e duas performances que foram realizadas na Sala Santa Rosa. Hoje o CPT se tornou um projeto de pesquisa e extensão e está focado na reflexão sobre o tema da exclusão social.

Coordenação: Antonio Guedes

facebook: https://www.facebook.com/centrodeproducaoteatral?fref=ts

 

LABATOR - Laboratório de Processos do Ator e da Cena


Criado em 2012, pela professora Larissa Elias, o LABATOR - Laboratório de Processos do Ator e da Cena - é um espaço de pesquisa e produção artística, cujo objetivo principal é a proposição e o desenvolvimento de projetos performativos de modalidades diversas. Financiado pelo Auxílio Instalação - INST/2012 da FAPERJ; e pelos Editais 2013 e 2016 de Apoio à Produção e Divulgação das Artes da FAPERJ. 

Coordenação: Larissa Elias

facebook: https://www.facebook.com/labator.eba.ufrj?fref=ts

Publicado no Boletim da FAPERJ

Laboratório Objetos Performáticos

 

 Coordenado pelo professor Gilson Motta, o Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação desenvolve pesquisas cênicas sobre teatro de sombras e sobre performances itinerantes. Desde sua criação, em 2012, o Laboratório realizou intervenções urbanas e um espetáculo teatral, ambos baseados na figura de Ananse, o homem-aranha africano. Em 2018, teve início uma nova pesquisa, cujo tema é arte e espiritualidade. 

Coordenação: Gilson Motta

http://www.objetosperformaticos.com.br/