Bem-vindo ao meu site!
É bom te ver aqui
Saiba mais

Artigos

Aqui os interessados podem encontrar artigos nos quais apresento temas relativos à arte no século XIX, especialmente a produzida no Brasil. Quando possível, também está disponível o arquivo em pdf ou o link correspondente. Quando utilizar, por favor cite a origem.

Capítulos de Livros

  1. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. A amada e odiada Academia Imperial das Belas Artes. In: COUTO, Maria de Fátima Morethy and OLIVEIRA, Emerson Dionisio G. de (Eds.). Instituições da Arte. Porto Alegre: Zouk Editora, 2012, p. 103–116. [pdf]
  2. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Eliseu Visconti (1866-1944) e as vanguardas artísticas europeias. In: DAZZI, Camila and VALLE, Arthur (Eds.). Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República. Rio de Janeiro: EDUR-UFRJ/DezenoveVinte, 2010, vol. 2, p. 41–56. [pdf] [link]
  3. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Os Prêmios de Viagem da Academia em pintura. In: GOMES PEREIRA, Sonia (Ed.). 185 Anos de Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: UFRJ, , p. 69–91. [pdf]

Periódicos

  1. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. “Iracema” de José Maria de Medeiros – entre pintura histórica e pintura de paisagem. Z Cultural. Revista virtual do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, vol. 1, no. VII, 2011. [link]
  2. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. História da Arte e ficções num caderno de notas de Eliseu Visconti. Arte&Ensaios, no. 21, p. 92–99, 2010. [link]
  3. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Os embates no meio artístico carioca em 1890 - antecedentes da Reforma da Academia das Belas Artes. 19&20, vol. II, no. 2, 2007. [link]
  4. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. O pintor Eliseu Visconti (1866-1944), o impressionismo e o meio artístico parisiense do final do século XIX. ArtCultura, vol. 7, no. 10, p. 149–160, 2005. [pdf]
  5. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Entre a alegoria e o deleite visual: as pinturas decorativas de Eliseu Visconti para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Arte&Ensaios, no. 9, p. 46–57, 2002. [pdf] [link]
  6. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. A pintura de paisagem ao ar livre e o anseio por modernidade no meio artístico carioca no final do século XIX. Cadernos da Pós-Graduação do Instituto de Artes / Unicamp, vol. 6, no. 1, p. 28–34, 2002. [pdf]

Congressos

  1. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. A recepção crítica das obras de arte e o entendimento da modernidade no século XIX. In: Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte. Uberlândia, MG: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, vol. 1, p. 79–87. [pdf]
  2. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Artistas brasileiros entre territórios: a relação com a Europa e o sentimento de exílio na própria pátria no século XIX. In: TRANSVERSALIDADES NAS ARTES VISUAIS – RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARTE NO BRASIL, Anais do 19o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Cachoeira, BA: ANPAP, 2010. [link]
  3. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Eliseu Visconti, a história da arte no Brasil e o discurso crítico entre 1901 e 1967. In: Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte > Obra > Fluxos. Rio de Janeiro, RJ: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, vol. 1, p. 1120–1129. [pdf]
  4. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Crítica e concepção da pintura histórica na AIBA em 1865 – Pedro Américo e Le Chevrel. In: XXVIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Vitória, ES: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009, p. 266–273. [pdf]
  5. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Messalina (c.1890) de Henrique Bernardelli e Estudo de Reflexos de Carlos Oswald (1909?): possibilidades de diálogos e história da arte. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro, RJ: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2008. [pdf]
  6. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. "Arrufos" de Belmiro de Almeida (1858-1938) - história da produção e da recepção do quadro. In: Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da Imagem: do texto ao visual. Florianópolis: Clicdata Multimídia, 2006, p. 300–307. [pdf]
  7. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Belmiro de Almeida, Oscar Pereira da Silva e o polêmico concurso para Prêmio de Viagem de 1887. In: Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. São Paulo, SP: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2006. [pdf]
  8. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Relações entre arte e ciência: o caso das teorias sobre o impressionismo. In: Anais do XII Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ: Escola de Belas Artes, UFRJ, 2005. [pdf]
  9. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. A relação entre o público e a arte nas Exposições gerais da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. In: Anais do XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA / UERJ / UFRJ: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2004, p. 49–58. [pdf]
  10. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro entre os séculos XIX e XX - uma leitura dos cadernos de notas de Eliseu Visconti (1866-1944). In: I Encontro de História da Arte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Revisão Historiográfica: o Estado da Questão, 2004, vol. 1, p. 72–83. [pdf]
  11. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. O conceito de modernidade e o meio artístico carioca nos anos de 1900 a 1909. In: SEMINÁRIO VANGUARDA E MODERNIDADE NAS ARTES BRASILEIRAS. Campinas: Instituto de Artes da Unicamp, . [link]

Traduções

  1. GEORGEL, Chantal. O colecionador e o museu, ou como mudar a história da arte? Revista Museologia & Interdisciplinaridade, vol. 3, no. 6, p. 277–286, 2014. [pdf] [link]
  2. GALARD, Jean. As modalidades atuais de difusão da cultura artística: quais consequências para as direções da história da arte? In: CAVALCANTI, Ana; COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize; et al. (Eds.). Anais do XXXII Colóquio do CBHA. Universidade de Brasília: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2012, p. 63–81. [pdf] [link]
  3. GAMBONI, Dario. Gênese de uma pintura de Paul Gauguin: manifesto e auto-análise de um pintor. Arte & Ensaios, vol. 1, no. 15, p. 156–165, 2007. [pdf]

Relatórios de Pesquisa

  1. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Pintura de paisagem, modernidade e o meio artístico carioca no final do século XIX.Reflexões sobre Antônio Parreiras (1860-1937), Baptista da Costa (1865-1926) e Eliseu Visconti (1866-1944). EBA/UFRJ: Bolsa de Fixação de Pesquisador FAPERJ, 2003. [pdf]
  2. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. O Conceito de Modernidade e a Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. UFRJ: Bolsa recém-doutor CNPq, 2001. [pdf]

Tese de Doutorado

  1. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Volume de Ilustrações da Tese. PhD thesis, Université Paris I, Pathéon/Sorbonne, 1999. [pdf]
  2. CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Tese sobre os Prêmios de Viagem e Eliseu Visconti. PhD thesis, Université Paris I, Pathéon/Sorbonne, 1999. [pdf]

Fontes Primárias

  1. BERNARDELLI, Rodolpho. Seis cartas de Rodolpho Bernardelli a Eliseu Visconti (Dez de 1894 a abril de 1896). [pdf]
  2. ENBA. Regulamento para o processo dos concursos na Escola Nacional de Bellas Artes, para os logares de pensionistas do Estado na Europa, a que se refere o Aviso desta data. [pdf]

Disciplinas

Disciplinas atuais.

História das Artes Visuais 5

BAH 352

Historiografia da Arte no Brasil

BAH 242

Disciplinas Antigas

Tópico Especial - Arte no Brasil

Questões Temáticas de História e Crítica da Arte II

BAC773 e BAC819

Projetos

Alguns projetos nos quais participo ou participei.

Os pintores brasileiros e os Salões de arte parisienses na segunda metade do século XIX (1861 a 1899)

Período: 2013-2014

Os Prêmios de Viagem à Europa (de 1850 a 1892) no acervo do Museu D. João VI da EBA / UFRJ

Período: 2010-2013

A Apreciação Crítica da Produção dos alunos e mestres da Academia Imperial das Belas Artes / Escola Nacional de Belas Artes (1878-1894)

Período: 2006-2010

Currículo

Um pouco sobre minha carreira.

  • Formação

    Graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), e licenciada em Educação Artística pelo Instituto Metodista Bennett (1990), Ana Cavalcanti é mestra (1995) e doutora (1999) em História da Arte pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne).

  • Profissional

    Desde 2006 é professora adjunta na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da mesma instituição.

  • Interesses

    Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, trabalhando com os seguintes temas: arte no Brasil, século XIX, crítica de arte e recepção da obra de arte, Salões e exposições de arte, relações entre arte brasileira e europeia.

  • Pesquisa

    De maio de 2013 a abril de 2014 realizou pesquisa sobre os pintores brasileiros e os Salões de arte em Paris na segunda metade do século XIX (1861 a 1899) no Institut national d'histoire de l'art, França, contando com o apoio da Capes (Estágio Sênior no Exterior).

  • Currículo Lattes

    Para mais informações: Currículo Lattes

Contato

Aqui você pode enviar uma mensagem para mim.